Certificações do Mercado Financeiro: conheça as principais!
Olá, leitores do Xô Pindaíba. Hoje vamos falar sobre as principais certificações financeiras existentes no mercado financeiro brasileiro.
O mercado financeiro é um dos mais dinâmicos da economia. Qualquer indivíduo que deseje entrar em alguma empresa precisa estar preparado para enfrentar uma competição cada vez maior. Por isso, é necessário se certificar para tornar-se um profissional completo e aprender os papéis que estão a sua disposição dentro dessa área profissional.
Pensando nisso, trago a vocês um post especial sobre as certificações do mercado financeiro.
Vamos lá?

O que são as certificações financeiras?
Certificação financeira é uma declaração formal emitida por alguma instituição financeira que atesta que uma pessoa detém uma dada competência para atuar no mercado financeiro, sendo o certificado o documento que a materializa. Ela deve ser emitida por uma alguma instituição autorizada por lei ou por reconhecimento do mercado. No Brasil, a certificação financeira mais comum é a CPA-10.
Para que servem as certificações financeiras?
As certificações do mercado financeiro são ferramentas importantes para os profissionais do setor de serviços financeiros. O objetivo delas é oferecer aos investidores a garantia de que a pessoa com quem estão lidando é conhecedora e confiável. E que também não esteja envolvida em nenhum tipo de atividade antiética ou ilegal.
Elas fornecem um nível padronizado de conhecimento e experiência em suas respectivas áreas, garantindo que os profissionais sejam capazes de fornecer a melhor assessoria e serviços possíveis a seus clientes. Além disso, estas certificações fornecem a base necessária para que os profissionais possam subir na carreira e ganhar o respeito de seus pares e colegas.
Finalmente, as certificações também fornecem uma maneira para os investidores identificarem e escolherem os melhores consultores e serviços para seus investimentos. Assim como para protegê-los de práticas inescrupulosas ou fraudulentas.
Quais os requisitos para atuar no mercado financeiro?
Para alguém atuar no mercado financeiro nacional é necessário ter diploma em ensino superior em qualquer área. Além disso, é preciso ter uma das certificações emitidas por quaisquer das instituições legalmente autorizadas a atuar no país. Algumas atividades, no entanto, não são reguladas por lei, sendo de livre atuação profissional.
Quais são as principais instituições que emitem certificações financeiras?
Anbima: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. É o principal agente emissor de certificados financeiros do Brasil e representa instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras associadas. Sua finalidade é “fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global” (site Anbima). Emite as seguintes certificações: CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE.
Ancord: Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Representa algumas corretoras, distribuidoras de valores mobiliários, corretoras de câmbio, bancos, assets entre outras. Também os agentes autônomos de Investimento (AAI). Emite as certificações de AAI e PQO, além de credenciamentos.
CVM: Comissão de Valores Mobiliários, autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. Sua função básica é disciplinar o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus agentes. Quanto às certidões, ela, na verdade, não as emite. Apenas concede autorização específica para os profissionais já certificados que queiram atuar nas instituições participantes do mercado de valores mobiliários.
Apimec. Sigla para Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. É uma entidade de pessoas físicas, com fins técnicos, culturais e não lucrativos, sendo que desde 2010 também exerce a atividade de autorregulação do analista de valores mobiliários. Possui a certificação CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), entre outras.
Planejar. É a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB. Ele é a entidade responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP ao redor do mundo.
Outras instituições que também emitem certificados: CFA Institute, ACIIA, Abecip, Susep, Aneps e Febraban.
Quais os dois escopos de atuação do titular de um certificado financeiro?
Os profissionais do mercado financeiro atuam, basicamente, em dois escopos: distribuidor e analista científico.
O distribuidor é o vendedor de produtos e serviços financeiros. Exemplo: certificação de agente autônomo de investimentos (AAI) da Ancord.
Já o analista científico faz propriamente a análise técnico-científica de um investimento. Exemplo: certificação CNPI da Anbima.
Quais as principais certificações financeiras?

Primeiramente, todas são certificações ou designações únicas, cada uma especializada em uma área particular do mercado financeiro. Vamos ver cada uma delas?
CPA-10 (Anbima): Certificação Profissional Anbima – Série 10, é a certificação de entrada no mercado financeiro e seu escopo é de vendedor de produtos financeiros para o público geral (ou seja, varejo), como previdência privada etc. Ela é indicada para quem quer atuar na área de prospecção de clientes e na venda de produtos de investimentos em agências bancárias e plataformas digitais. Exemplo desses produtos financeiros: CDB, RDB, LCI, LCA, CRI, CRA, cota de fundos etc.
CPA-20 (Anbima): Certificação Profissional Anbima – Série 20, próximo degrau na certificação CPA, seu nível de exigência é mais aprofundado e seu escopo também é de vendedor, mas para um público de alta renda, private e investidores institucionais. Ela é indicada para quem quer atuar na área de prospecção de clientes ou na venda de produtos de investimentos em agências bancárias, plataformas de atendimento e corretoras de valores mobiliários, podendo também ser consultor do profissional com CPA-10.
CEA (Anbima). Sigla para “Certificação de Especialista em Investimento da Anbima”, CEA é uma certificação que habilita alguém para atuar como especialista em investimento. Não há a necessidade de estar vinculado a nenhum banco comercial (exemplo: Santander). Seu escopo principal é de vendedor do serviço financeiro de consultoria em produtos de previdência privada, renda fixa, renda variável, derivativos etc.
Sua atuação abrange as duas certificações anteriores, inclusive prestando assessoramento aos profissionais credenciados nestes certificados, incluindo gerentes de conta dos bancos comerciais. Caso seja credenciado pela CVM, poderá atuar também por corretoras de valores mobiliários, bancos de investimento etc.
CFG (Anbima). A “Certificação de Fundamentos em Gestão” atesta que o profissional possui a base técnica necessária para ocupar diversos cargos em empresas de asset management (gestora de recursos de terceiros). Basicamente, trata-se do analista (ou seja, assessor) dos fundos de investimento. Desde 2021, ela é pré-requisito para adquirir as certificações CGA e CGE, abrindo as portas para quem quer atuar neste ramo. Porém, não é obrigatória para nenhuma função e nem o habilita a atuar como gestor de fundos. Seu escopo é o de análise científica.
CGA (Anbima). É a “Certificação de Gestores Anbima”. É ela que habilita o gestor de fundos a atuarem na gestão dos ativos financeiros de fundos de investimento em geral, os comuns. Exemplos: FIA, FIRF, FI Multimercado e FI Cambial . Seu escopo também é de análise científica.
CGE (Anbima): certificação de gestores para fundos estruturados. Ela é uma certificação específica que habilita o gestor a atuar em fundos estruturados, tais como fundos imobiliários, de direitos creditórios e de índice. Exemplos: FIC, FIDIC, FIIs etc. Seu escopo é de análise científica. Requisito para ter certificação CGE é ser certificado CFG.
AAI (Ancord). Sigla para “Agente Autônomo de Investimentos”, essa certificação é direcionada a profissionais ligados a corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e que atuam na distribuição de produtos de investimento para os clientes. Assim sendo, seu escopo de atuação é de vendedor de produtos financeiros.
Aqui uma diferença sutil em relação ao consultor de investimentos (CEA): neste, o foco principal é a prestação de serviço de consultoria e sua remuneração vem do consultado/cliente; enquanto o AAI tem foco principal na venda de produtos financeiros e sua remuneração vem da corretora em que está vinculado.
CNPI (Apimec) é o “Certificado Nacional do Profissional de Investimento”. Permite ao profissional uma base muito sólida na análise de investimentos. Portanto, seu escopo de atuação é o de análise científica. Esta certificação é dividida em três categorias: CNPI para o analista fundamentalista (ou de valuation), CNPI-T para o analista técnico (ou de gráfico) e CNPI-P para o analista pleno (fundamentalista e técnico).
CFP (Planejar) é a sigla para “Certified Financial Planner”. Ela certifica o profissional para exercer a atividade de planejador financeiro pessoal. Por atuar em um mercado não regulado, seu caráter é não obrigatório para atuar em tal atividade, porém sendo um grande diferencial no mercado de planejamento financeiro.
CFA (CFA Institute). A certificação internacional CFA (Chartered Financial Analyst) é a mais cobiçada em todo o universo das finanças e possui altíssimo prestígio no mercado. Ela certifica que o profissional possui habilidades excepcionais e que está apto a trabalhar como analista científico em qualquer área do mercado financeiro, tais como: consultor financeiro, casas de análise financeira, empresas de hedge, factorring, seguradoras, private equity etc.
Outros certificados comuns do mercado financeiro brasileiro: CA (Abecip), correspondente de crédito imobiliário (Aneps), PQO (Ancord) entre outros.

Fonte: Anbima
É isso. Esperamos que tenha gostado. Ficamos por aqui e até a próxima!
Gostou desse artigo? Considere comentá-lo. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Ficou com dúvidas? Mande seus questionamentos para o nosso e-mail (contato@xopindaiba.com.br) ou deixe nos comentários que responderemos em breve!
Quer ter acesso a ainda mais conteúdo?
Siga nossas redes sociais: @xo.pindaiba (Instagram) @xopindaiba (Twitter).
Quer aprender mais sobre o mundo das finanças e de investimentos? Preparamos uma lista com os Livros Recomendados pelo Xô Pindaíba! Comprando pelos links da lista, você ajuda o blog a crescer e a trazer ainda mais conteúdo para mais pessoas!